Fitweb > FitWeb > Notícias > Perda auditiva induzida por ruído
30 / Set / 2015

Perda auditiva induzida por ruído

prevenção no trabalhoVocê sabe identificar os sintomas da perda auditiva induzida por ruído (também chamada de PAIR)?

Abaixo, selecionamos alguns deles:

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que pelo menos 120 milhões de pessoas no mundo têm problemas auditivos como consequência do excessivo ruído a que estão submetidos, principalmente nos grandes centros urbanos.

Quando a exposição ao ruído é de forma súbita e  intensa, pode ocorrer trauma acústico, lesando, temporária ou definitivamente, diversas estruturas do ouvido. Outro tipo de alteração auditiva provocado pela exposição ao ruído intenso é a mudança transitória de limiar, que se caracteriza por uma diminuição da acuidade auditiva que pode retornar ao normal, após um período de afastamento do ruído.

Além disso, pessoas com PAIR também costumam apresentar outros problemas, entre eles:

Estudos mostram que a principal causa dos transtornos auditivos provocados pelo ruído tem sido a exposição contínua por conta do trabalho durante 8 horas diárias a níveis que podiam superar os 80 decibéis sem utilização de proteções adequadas para os ouvidos. Entre os trabalhadores mais prejudicados estariam os aviadores, motoristas de ônibus e pessoas que trabalham em túneis por estarem expostos a mudanças repentinas da pressão atmosférica, podendo, com o tempo, apresentar lesões na cóclea e no vestíbulo, o que podem torná-los surdos.

Por se tratar de um assunto sério, a Portaria nº 3.214/1978 do Ministério do Trabalho  estabelece os limites de exposição a ruído contínuo, a partir da Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15). Veja, abaixo, o nível de ruído (dB) máximo de exposição diária permitido:

O trabalhador exposto a ruídos frequentes deve realizar avaliações audiológicas periódicas com um profissional capacitado. E lembrar-se de que prevenir é sempre o melhor remédio.

 

O texto acima foi publicado no portal Deficiência Auditiva, um canal que pretende conscientizar a população sobre as diversas formas de prevenção da perda auditiva, preservação da audição e as distintas formas de reabilitação. A publicação ou compartilhamento do conteúdo é autorizado, desde que mencionada a fonte.