Fitweb > FitWeb > Notícias > Cinco benefícios que o aparelho auditivo pode trazer para idosos
11 / Set / 2015

Cinco benefícios que o aparelho auditivo pode trazer para idosos

demencia-senil

Dentre os diversos problemas que reduzem a qualidade de vida dos idosos, os diferentes tipos de perda auditiva estão entre os mais comuns, como apontam diversos estudos epidemiológicos. As consequências das perdas auditivas em idosos por sua vez, são várias e podem culminar em fadiga, perda de memória, problemas de nutrição ou problemas de fala, além de perda de capacidade cognitiva, aumento da dependência para executar atividades da vida diária e aumento do sofrimento psicológico. O portal Deficiência Auditiva listou cinco benefícios que o aparelho auditivo pode trazer para idosos que sofrem de perda auditiva. Veja:

1) Garantir maior longevidade: de acordo com um estudo publicado pela Oxford Journals, em 2013, idosos com perda auditiva têm uma taxa de mortalidade mais elevada do que aqueles que usam aparelhos auditivos.

2) Afastar doenças como o Alzheimer: a cada dez decibéis perdidos de audição, o risco de demência cresce 27%. Segundo uma pesquisa a Faculdade de Medicina Johns Hopkins, dos Estados Unidos, pessoas idosas com problemas de surdez têm mais chances de desenvolver demência. O uso das prótese auditivas ajudam o bom funcionamento do cérebro evitando ou retardando outras doenças, como depressão e esclerose.

3) Melhorar a qualidade de vida: segundo especialistas, o uso de aparelho auditivo melhora a qualidade de vida de pessoas com deficiência auditiva, permitindo-lhes exercer atividades cotidianas com independência.

4) Unir conforto e tecnologia de ponta: confortáveis, discretos e potentes, os aparelhos auditivos modernos usam a alta tecnologia para se adaptar às necessidades de seus usuários. Com tecnologia Bluetooth, facilitam a conexão com celulares, por exemplo.

5) Resgate do convívio familiar: muitas pessoas com deficiência auditiva costumam se afastar das relações sociais, já que não conseguem interagir. O uso dos aparelhos auditivos resgata o convívio familiar e as atividades em grupo. Até mesmo uma conversa por telefone, algo que pode ser praticamente impossível para quem ouve mal, se torna mais fácil com a alta tecnologia dos aparelhos.