Fitweb > FitWeb > Notícias > Alimentação saudável ajuda a preservar a audição
10 / Set / 2015

Alimentação saudável ajuda a preservar a audição

alimentacao-saudavel-ajuda-a-preservar-a-audição

Você sabia que a má alimentação pode piorar problemas como zumbido, tontura e causar até perda auditiva? Segundo especialistas,alguns hábitos podem ser prejudiciais para a audição, a longo prazo, de forma qualitativa e quantitativa – na contramão, a alimentação saudável ajuda a preservar a audição.

De acordo com especialistas, erros alimentares prejudicam os três principais sintomas otoneurológicos: perda auditiva, zumbido e tontura – as famosas labirintites.

Uma dieta rica em açúcar refinado, por exemplo, não é recomendada. O açúcar tem glicose e a substância, em excesso, causa um aumento da insulina, que tem uma função importante na regulação de íons presentes no ouvido interno.

A cafeína, o álcool e o tabaco também podem atrapalhar o funcionamento dos ouvidos. Essas substâncias devem ser evitadas por quem tem propensão a desenvolver problemas de audição. Segundo otorrinolaringologistas, essas substâncias podem induzir ao aparecimento de zumbido precoce e aumentar o problema para quem já o tem: isso porque essas substâncias são vasoconstritoras, o que leva à diminuição da irrigação do ouvido.

Longos períodos sem ingestão de água são desfavoráveis para a saúde e o jejum prolongado, por mais de três horas, também são fatores que atrapalham a função auditiva.

Alguns alimentos, no entanto, contribuem para preservar a audição: é o caso de uma alimentação rica em verduras, potássio, vitaminas C, E, A que são importantes para o bom funcionamento do organismo, em geral, e também para a saúde auditiva.

Fonte: Clic Folha

 

O texto acima foi publicado no portal Deficiência Auditiva, um canal que pretende conscientizar a população sobre as diversas formas de prevenção da perda auditiva, preservação da audição e as distintas formas de reabilitação. A publicação ou compartilhamento do conteúdo é autorizado, desde que mencionada a fonte.