Fitweb > FitWeb > Notícias > Alívio duradouro para pessoas com zumbido
27 / Ago / 2015

Alívio duradouro para pessoas com zumbido

tratamento para o zumbidoFonte: Dallas News

Uma pesquisa publicada recentemente no  JAMA Otolaryngology – Head & Neck Surgery mostrou que pulsos magnéticos no cérebro podem fornecer alívio duradouro para pessoas com zumbido.

O estudo avaliou dezenas de pacientes com zumbido durante pelo menos um ano, submetendo-os às sessões de “estimulação magnética transcraniana” por 10 dias consecutivos. Por sessão, cada pessoa recebeu 2.000 pulsos magnéticos.  De acordo com os resultados da pesquisa, o tratamento ajudou a aliviar os sintomas de zumbido por pelo menos seis meses em metade dos pacientes que receberam o tratamento ativo.

“Para alguns participantes do estudo, esta foi a primeira vez em anos que experimentaram algum alívio nos sintomas do zumbido“, afirmou Robert Folmer, otorrinolaringologia e professor no Oregon Health & Science University, em comunicado para a imprensa. “Estes resultados promissores nos aproximam de um tratamento para essa condição que afeta um grande número de norte-americanos, incluindo muitos homens e mulheres que serviram nas forças armadas.”

Nos EUA, veteranos militares são a população com maior risco de ter zumbido, sendo essa a incapacidade relacionada ao serviço mais comum no sistema de saúde: hoje, 45 milhões de americanos  sofrem com zumbido persistente ou outro tipo de som sem nenhuma fonte de barulho externo.

O zumbido pode interferir na capacidade das pessoas de dormir ou se concentrar e, às vezes, é incapacitante. Apesar disso, atualmente, não há tratamentos comprovados para o zumbido.

Atualmente, o único uso aprovado de estimulação magnética transcraniana nos Estados Unidos é para tratamento da depressão.

 

O texto acima foi publicado no portal Deficiência Auditiva, um canal que pretende conscientizar a população sobre as diversas formas de prevenção da perda auditiva, preservação da audição e as distintas formas de reabilitação. A publicação ou compartilhamento do conteúdo é autorizado, desde que mencionada a fonte.