Fitweb > FitWeb > Vídeos > Hiperacusia em Foco
17 / Ago / 2015

Hiperacusia em Foco

A hipersensibilidade sonora, ou hiperacusia, é um sintoma que causa sensibilidade auditiva. Em outras palavras, barulhos normais do dia a dia, como o do latido de um cachorro, o ranger de uma cadeira, talheres batendo, o ar condicionado ligado e até o toque do celular se tornam insuportáveis para as pessoas que sofrem desse problema. Apenas para ter uma ideia do que isso significa, uma pessoa com uma audição normal consegue aguentar um som de até 120 decibéis, enquanto os hipersensíveis não resistem a um volume  maior que 90 decibéis. O tema é pouco difundido, mas há várias pessoas que sofrem com a doença –  e é por isso que o portal Deficiência Auditiva, com a ajuda do pessoal da Curta a Ideia, criou o vídeo que coloca a hiperacusia em foco.

No filme, a enfermeira Valéria Rossi Batista, num depoimento sincero e objetivo, relata como foi percebendo o quanto o problema estava afetando a sua vida pessoal, tornando-a uma pessoa cada vez mais irritadiça ao menor ruído. Sair de casa e frequentar festas, por exemplo, causavam-lhe tal sofrimento que, muitas vezes, ela preferia o isolamento. Ao procurar por ajuda médica, ela descobriu que seu problema tinha um nome e, melhor de tudo, um tratamento.

O vídeo também traz declarações do médico Ítalo Medeiros que, de maneira quase didática e muito sensível, explica a hiperacusia, como ela impacta a vida dos pacientes e os tipos de tratamento disponíveis para a doença.

Se você se sente desconfortável com ruídos que, para a maioria das pessoas, são toleráveis, procure por um otorrinolaringologista. Aproveite, e compartilhe este vídeo nas suas redes sociais. Certamente outras pessoas se identificarão com o problema e saberão como procurar por tratamento.

 

 

O texto acima foi publicado no portal Deficiência Auditiva, um canal que pretende conscientizar a população sobre as diversas formas de prevenção da perda auditiva, preservação da audição e as distintas formas de reabilitação. A publicação ou compartilhamento do conteúdo é autorizado, desde que mencionada a fonte.