Fitweb > FitWeb > Notícias > Colocar ou não um implante coclear
16 / Jul / 2015

Colocar ou não um implante coclear

O quão difícil é a decisão de colocar ou não um implante coclear (IC) em seu filho surdo? Esse é o tema do documentário Som & Fúria, lançado em 2000 nos Estados Unidos e considerado um dos mais sensíveis a tratar deste tema.

Peter e Heather, duas crianças com deficiência auditiva desde o nascimento, estão à espera da decisão de seus pais sobre o uso – ou não – de um implante coclear. Tanto os pais surdos de Heather quanto os pais ouvintes de Peter tentam encontrar respostas para uma série de perguntas e pressões que lhes são colocadas quanto ao implante. As crianças deixariam para trás toda a cultura surda se realizarem o implante? Perderiam elas o contato com a família surda? Será que a onda de implantes eliminará a surdez do mundo? Humanos com o implante seriam uma nova geração de robôs?

Embora primos, Peter e Heather vêem suas vidas caminharem em sentidos opostos. Dirigido por Josh Aronson, o  filme, disponibilizado com legendas em Português aqui, está dividido em dez partes. O curioso é que, seis anos depois, Aronson volta a fazer um novo doc, desta vez sobre o que aconteceu com os, agora jovens, Peter e Heather. E o resultado é instigante.

No vídeo acima, Heather, já na faculdade, fala de sua experiência e de como a decisão pelo implante, aos 10 anos, mudou a sua vida e a sua percepção de mundo (e, consequentemente, a dos seus pais, familiares e amigos). “É possível criar uma ponte entre os dois mundos (o dos ouvintes e o dos surdos). Fazer essa conexão é o nosso dever como seres humanos”, ela afirma durante a palestra no TED. Uma lição de vida e uma luz para quem está vivenciando a situação.