Fitweb > FitWeb > Notícias > Desafios enfrentados pelo deficiente auditivo
08 / Jul / 2015

Desafios enfrentados pelo deficiente auditivo

Dificuldade de comunicação com pessoas não surdas, preconceito, pouco acesso a serviços públicos e, principalmente, a necessidade de se provar o tempo todo, para si mesmo e para os outros, a própria capacidade de trabalhar e ser feliz. Esses são alguns dos desafios enfrentados pelo deficiente auditivo no seu dia a dia. Contudo, é a força por detrás dos obstáculos vencidos e o sorriso a cada conquista feita pelo deficiente que faz do documentário “Quando o silêncio fala”, publicado recentemente no Youtube e com pouco mais de 12 minutos de duração, uma obra honesta e reveladora quando se trata de um tema complexo e desconhecido para a maioria da sociedade.

O filme, realizado em São Paulo, traz depoimentos sinceros e comoventes de pessoas com deficiência, além de entrevistas com especialistas na questão, como Daiana Leyton, coordenadora do Educativo e Acessibilidade do MAM.

Algumas declarações são bastante reveladores, como o da instrutora de Libras Mariana Todeschini, por exemplo, que só descobriu a surdez aos 4 anos mas que, mesmo assim, decidiu que aprenderia a falar, a cantar e a tocar piano: coisas, em tese, impossíveis de serem feitas por um deficiente auditivo e que ela conseguiu realizar.

Por outro lado, também são abordados outros aspectos do tema, como a riqueza da linguagem surda que, diferentemente do que acontece com os ouvintes,  possibilita a seus usuários se comunicarem rapidamente com qualquer outra pessoa surda do mundo – apesar dos regionalismos e das peculiaridades de cada idioma. Também há explicações sobre os diferentes tipos de surdez. E até afirmações comoventes, como o fato de pessoas com deficiência desejarem ter o direito, mais do que justo e urgente, a uma vida normal. Uma reflexão necessária e que precisa ser ampliada, inclusive em outros tipos de deficiência.

O texto acima foi publicado no portal Deficiência Auditiva, um canal que pretende conscientizar a população sobre as diversas formas de prevenção da perda auditiva, preservação da audição e as distintas formas de reabilitação. A publicação ou compartilhamento do conteúdo é autorizado, desde que mencionada a fonte.